sábado, 15 de agosto de 2009

Escolha o melhor calçado para usar ao Ar Livre

Botas

Existem botas e
botas... falamos isso em virtude do grande número de marcas de botas. Não vá pela aparência da bota, pois a mesma pode ter uma imagem de ser "valente" na trilha e na "hora do vamos ver" ela "abre o bico".

Este fato não é exceção da regra, a
maioria das botas vendidas no mercado com esta finalidade não possuem qualidade suficiente para suprir as necessidades.

Nesta hora você tem que "encarnar" o espírito de um consumidor exigente e analisar o produto, mesmo porque as botas deste tipo são demasiadamente caras... umas por justa causa e outras só para poderem "desfilar"! Exija QUALIDADE...

Para ajudar no amaciamento da bota utilize hidratante de mãos ou para o corpo, por dentro da bota, o hidratante ajuda a amolecer o couro ou lona. Também recomendamos que sempre hidrate o couro engraxando toda vez que usar. Antes de ser amaciados e estarem confortáveis, não os utilizem em caminhadas ou jornadas.

Tênis


Seremos muito breves no que diz respeito a tênis - esqueça-os quando forem utilizar em atividades de terreno pedregoso. Não são resist
entes (rasgam muito fácil), não tem aderência suficiente, qualquer orvalho encharca, não tem proteção e não se adaptam com facilidade às situações propostas.

Se você for fazer uma caminhada ou jornada, e não tiver uma bota confortável leve um tênis extra na mochila. Use o tênis na hora de montar acampamento, por serem mais confortáveis dão um descanço maior
aos pés.

Os tênis são mais usados é em montain bike e em vôo livre,
ainda assim não é qualquer tênis que pode empregar tais funções.

Há quem use tênis para a prática de montanhismo, ele pode até proporcionar aderência mas se for usado em outro tipo de solo (barro, por exemplo) perde sua aderência, isso sem contar que tênis que for usado em uma grande expedição de montanhismo pode ser jogado fora... abre por completo e/ou perde sua confiabilidade.

O Coturno


Quem nunca ouviu falar deste famoso calçado? É o calçado que usado pelas entidades de segurança (Forças Armadas, COE, Bombeiros, etc)

Para quem espera conforto de um calçado é bom que nunca compre coturnos, pois além de duros eles também machucam os pés quando estão em fase de amaciamento. Utilize a mesma dica que demos para amaciar as botas.

Existem dois tipos básicos de coturno: o todo em couro e o de cano em lona. O melhor em resistência é o de cano de couro mas este perde sua efic
iência na mobilidade do tornozelo.

Use sempre duas meias, a mais fina para o contato com o pé e um
a meia grossa, do tipo das usadas por jogadores de futebol, ou pelos escoteiros. Desta forma evita que o couro raspe nos dedos e no calcanhar criando bolhas.

Botas para neve


Estas botas são insubstituíveis para a tarefa em meio a neve,
porém totalmente dispensáveis fora destas condições. Elas possuem três partes: a sobrebota, a bota e as agarras de fixação. São calçados extremamente caros e com certeza inúteis aqui no Brasil.



Sete léguas


Sim, estas mesmas! São aquelas botas de borracha injetada de forma única e que após um curto período no pé o mesmo apresenta um cheiro horrível! Mas por incrível que pareça estas botas podem ter sua utilidade em alguns casos.


Já presenciamos muitos espeleólogos utilizando este barato ítem dentro de seu caríssimo equipamento.
Não se limita em espeleólogos mas alguns pilotos de 4X4 também usam este calçado. Isto porque estas botas tem uma resistência considerável e acima de tudo são totalmente impermeáveis.


Se sentir seu pé molhado com esta bota considere dois fatores:

1- entrou água pelo cano da bota ou 2- seu pé está transpirando demais. Esqueça os fatores de mobilidade, conforto e aderência (em solos compactos) pois elas irão falhar.

Não a recomendamos, pois acreditamos que a segurança de um calçado é insubstituível...e na sete léguas não há segurança alguma...

Sapatilhas para escalada


Seu uso é restrito apenas a atividade de escalada e rapel, sua vida útil é baixa e segurança para os pés em igual situação. Ela foi desenvolvida e concebida para uma mobilidade e aderência extrema, da qual é imbatível. Nenhum outro calçado tem a sua alta mobilidade em tamanho tão compacto. Sua aderência e flexibilidade permitem que o pé seja colocado nas mais diferentes posições possíveis.

Existem diversos modelos, cada qual com sua função. Nossa recomendação é de não percorrer nenhuma trilha com este tipo de calçado, somente colocando no pé estando na base da rocha que será escalada.

Pés de pato

Este certamente é um ítem que está mais para equipamento do que para calçado. Citamos este ítem aqui pois quer queira ou não estes são objetos que podem ser calçados e não nos custa nada relaciona-los neste artigo. Desempenha a função de mobilidade sob a coluna d'água seja no mar, lago, rio ou piscina. Com certeza não pode-se usar este tipo de equipamento para sair andando por aí... !


Chinelos leves

Evite usar chinelos em atividades ao ar livre. Prefira calçados leves e fechados. Um simples graveto pontiagudo pode estragar seu passeio se você chuta-lo e marchucar o dedo.

Não devem ser usados de forma alguma em um acampamento escoteiro, ferramentas e pedaços de bambus no chão podem causar um grave acidente se a pessoa estiver utilizando chinelos no campo.

Mas é uma boa opção para sair do banho e ir até onde seu tênis está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário