quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Como escolher sua mochila

Que tamanho deve ter a mochila para um acampamento? E para um trekking na montanha ou para se fazer o Caminho de Santiago de Compostela? Seria grande, pequena ou média? Com ou sem compartimentos? Com local para guardar o sistema de hidratação ou com fitas externas para prender casaco e capa de chuva? Ficou difícil, não? 



Calma, essas são algumas questões que surgem quando vamos comprar uma mochila.

O importante é saber como será usada para depois ver o que cabe dentro dela. Outro aspecto fundamental está no peso que se deve carregar nas costas. 






Recomendamos o seguinte percentual para o peso da mochila em relação ao peso do usuário:
1) excelente preparo físi
co (atletas): 40%;
2) bom preparo físico: 33%;

3) algum preparo físico: 25%;
4) sem preparo físico: 20%.

Por exemplo, se seu preparo físico é bom e você pesa 70 kg, o peso máximo de sua mochila é de até 23 kg. Isso precisa ser considerado cuidadosamente principalmente quando se vai carregar a mochila por vários dias. Por isso a necessidade de se analisar o objetivo e depois o que se coloca dentro. 





É preciso pensar o que faz diferença numa caminhada de um dia, numa travessia de uma semana ou mesmo no dia a dia num centro urbano. Seria um porta-garrafinha para água ou uma barrigueira com bolso par
a guardar chaves? Esses detalhes fazem diferença quando você precisa de acessos rápidos ou divisórias internas para guardar um saco de dormir, por exemplo. 



TAMANHO DA MOCHILA



O tamanho de uma mochila é indicado por sua capacidade em litros: 





10 a 25 litros - mochilas pequenas para atividades de um dia, para uso diário ou para ir à escola, faculdade e ao trabalho.









30 a 45 litros - mochilas médias para viagens de fim de semana ou para ativida
des esportivas que exigem quantidade média de equipamentos.









50 a 90 litros - mochilas cargueiras sãp para acampamentos longos que necessitem transporte de equipamentos em quantidade. 






Fique atento: mochilas grandes demais para pouca carga ou mochilas pequenas para cargas em excesso podem comprometer seu conforto. Avalie qual será o uso para não ficar descontente com o tamanho.

Um comentário:

  1. Estou procurando uma mochila para carregar basicamente roupa, e gostaria de saber qual a litragem ideal para levar ate 23 kg??

    ResponderExcluir