terça-feira, 16 de junho de 2009

Deixe a natureza melhor do que a encontrou.

A presença humana na natureza já provoca impacto ambiental e deve-se ao fato de termos criados muitos hábitos diferentes do ritmo da natureza. Pisamos no chão com solas de borracha, usamos perfumes fortes e produzimos muito lixo em bem pouco tempo.

Há regras básicas e simples de respeito à natureza que devemos seguir:

1. Harmonize-se com a n
atureza: não faça barulho desnecessário, evite caminhar em grandes grupos. Fale baixo e apenas o necessário, para não assustar os animais do caminho.

2. Evite fazer fogueiras, se realmente for necessário, faça-a com toda a segurança para que o fogo não se espalhe e principalmente enterre tudo o que sobrou da fogueira.

3. Traga de volta todo o lixo que sobrou inclusive o lixo orgânico como cascas de frutas.

4. Se tiver cortado bambus para fazer pioneirias, deixe os bambus cortados de pé após o uso, encostados em uma árvore, para não apodrecerem muito rápido, assim outros que forem acampar no mesmo local podem aproveitar os bambus evitando novo corte.

5. Deixe os animais em paz: não persiga animais selvagens e jamais toque neles.

6. Não abra clareiras para montar acampamento, se precisarem remover pedras e troncos ao sair do local deixem tudo como estava antes.

7. Não polua as fontes de água com sabão ou dejetos.

8. Não leve nada do local, apenas fotos. Nunca colete flores, pedras, conchas, sementes ou qualquer outra coisa. Se todos trouxerem uma lembrança da natureza, em poucos anos a paisagem será destruída.

Se estiver passando e encontrar um papel de bala, pacote de salgadinho, garrafa pet ou qualquer outro lixo recolha, mesmo se não tiver sido você que o jogou no chão. Assim estará ajudando a manter a natureza sempre bela e limpa. E principalmente nunca se esqueça de deixar o local melhor do que você o encontrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário