segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ser Escoteiro é ... arquivos digitais da série


Há algum tempo a editora Tafara Camp, em parceria com a UEB-RS, disponibilizaram os arquivos da coleção, "Ser Escoteiro é" com 14 volumes de atividades e materiais para a vida da Tropa Escoteira/Sênior.


A Jeito de Aventura disponibiliza quatro volumes desta coleção para vocês.

• Volume 1 - Sede Perfeitos

• Volume 2 - Fogo de Conselho
• Volume 3 - Sistema de Patrulhas

• Volume 4 - A Corte de Honra


Por causa do tamanho dos arquivos pedimos que os interessados em receber estes arquivos, se inscrevam em participar aqui mesmo no blog ou enviem um e-mail para consulta@jeitodeaventura.com


Quem tiver os outros 10 arquivos e quiser dividir conosco, basta enviar os arquivos para o e-mail consulta@jeitodeaventura.com que enviaremos a todos os interessados.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Escotismo para Rapazes - BBC

O livro "Escotismo para Rapazes" foi tema de um documentário da BBC.

Conta sobre a vida de Baden-Powell e como o movimento surgiu através do livro "Escotismo para Rapazes" de uma forma interessante e empolgante.

Também faz referencias aos livros de Baden-Powell: "Guia do Chefe Escoteiro" e "Lições da Escola da Vida".

Vale a pena assistir os 6 vídeos, são quase 60 minutos, de história e lições.

Aqueles que de alguma forma fazem parte do Movimento Escoteiro ou simplesmente gostam do movimento não podem deixar de assistir.

Os vídeos foram traduzidos por Duni, Joca, Felipe, e Rodrigo e editado por Duni (genduni)



Escotismo para Rapazes - BBC (1-6)


Escotismo para Rapazes - BBC (2-6)



Escotismo para Rapazes - BBC (3-6)



Escotismo para Rapazes - BBC (4-6)



Escotismo para Rapazes - BBC (5-6)



Escotismo para Rapazes - BBC (6-6)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Deixe a natureza melhor do que a encontrou.

A presença humana na natureza já provoca impacto ambiental e deve-se ao fato de termos criados muitos hábitos diferentes do ritmo da natureza. Pisamos no chão com solas de borracha, usamos perfumes fortes e produzimos muito lixo em bem pouco tempo.

Há regras básicas e simples de respeito à natureza que devemos seguir:

1. Harmonize-se com a n
atureza: não faça barulho desnecessário, evite caminhar em grandes grupos. Fale baixo e apenas o necessário, para não assustar os animais do caminho.

2. Evite fazer fogueiras, se realmente for necessário, faça-a com toda a segurança para que o fogo não se espalhe e principalmente enterre tudo o que sobrou da fogueira.

3. Traga de volta todo o lixo que sobrou inclusive o lixo orgânico como cascas de frutas.

4. Se tiver cortado bambus para fazer pioneirias, deixe os bambus cortados de pé após o uso, encostados em uma árvore, para não apodrecerem muito rápido, assim outros que forem acampar no mesmo local podem aproveitar os bambus evitando novo corte.

5. Deixe os animais em paz: não persiga animais selvagens e jamais toque neles.

6. Não abra clareiras para montar acampamento, se precisarem remover pedras e troncos ao sair do local deixem tudo como estava antes.

7. Não polua as fontes de água com sabão ou dejetos.

8. Não leve nada do local, apenas fotos. Nunca colete flores, pedras, conchas, sementes ou qualquer outra coisa. Se todos trouxerem uma lembrança da natureza, em poucos anos a paisagem será destruída.

Se estiver passando e encontrar um papel de bala, pacote de salgadinho, garrafa pet ou qualquer outro lixo recolha, mesmo se não tiver sido você que o jogou no chão. Assim estará ajudando a manter a natureza sempre bela e limpa. E principalmente nunca se esqueça de deixar o local melhor do que você o encontrou.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ilha de Brownsea

A estampa desta camiseta é uma reprodução exata da Ilha de Brownsea cartograficamente, com a Flor de Lis apontando para o Norte.

A Flor de Lis é o simbolo mundial do Movimento Escoteiro. Quando perguntaram a Baden-Powell por que ele havia escolhido este simbolo ele respondeu:



"– Nas bússolas o norte é sempre indicado por uma Flor de Lis. O escoteiro segue um caminho - o caminho da perfeição - É o seu norte, a sua meta. E da mesma maneira que o norte da agulha é indicado por uma Flor de lis também o é o do escoteiro."

A tradução da frase estampada na camiseta é Escoteiro siga seu Caminho.


Na ilha de Brownsea a uma pedra comemorativa ao Primeiro Acampamento Escoteiro.

A pedra diz: "Esta pedra Comemora o Acampamento esperimental com 20 rapaz
es que ocuparam este lugar de 1 a 9 de Agosto de 1907 com Robert Baden-Powell mais tarde Lord Baden-Powell of Gilwell fundador dos Movimentos Escoteiro e Bandeirante.

Referência do texto de Baden-Powell retirado do Guia do Escoteiro escrito pelo Velho Lobo - União do Escoteiros do Brasil - 1959

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Saco de Dormir ou Sleep – Sabe escolher o melhor para você?

Acampar é um desafio. Uma pessoa dormindo produz apenas 25% da energia que ela produziria durante o dia. Não é muito fácil dormir em um saco de dormir ou sleep ainda mais no chão frio e úmido. Por isso, escolher um saco de dormir ou sleep adequado é fundamental.
Basicamente, existem os sacos retangulares e os sarcófagos.


Sacos Retangulares: São muito usados por quem vai passar a noite em um chalé, abrigo ou barco, onde não existe necessidade de nada muito técnico, e pode ser usado como uma manta ou cobertor.
Sacos Sarcófagos: São os mais indicados para acampamentos, trekking e caminhadas mais técnicas, principalmente em locais mais frios. O ideal é sempre usar um saco de dormir que literalmente vista você, pois quanto mais espaço sobrando, mais calor será necessário para aquecer o ar que ficará nestes espaços. Como este tipo de saco de dormir acompanha o formato do contorno do corpo, não sobra muito espaço livre.

Se você não consegui dormir em um saco de dormir ou sleep, se sente apertado, não sabe aonde colocar os braços, tem dificuldades em fechar o zíper e na hora de virar de lado é um sofrimento.

A empresa Lippi Selk Bag lançou em novembro de 2007 um saco de dormir que também é uma roupa.

Parece enigmático, mas também parece extremamente confortável. Afinal, sair do seu casulo quente no meio da noite, para ir ao banheiro é terrível.